quarta-feira, 5 de outubro de 2011

ALÉM DA NOITE PRETA - VAMP E DRÁCULA


Um encontro rápido, mas caloroso. Assim o escritor Antônio Calmon descreveu seu contato com o diretor Francis Ford Coppola, nos estúdios da Sony (ex-Metro), na Califórnia (EUA). O autor da novela "Vamp", da Rede Globo, foi conhecer o set de filmagem de "Drácula", o novo filme que o cineasta norte-americano está dirigindo.

Ele morreu de rir quando soube que eu fazia uma novela de vampiros, conta Calmon, 46. O encontro aconteceu em outubro último. Foi armado pelo cineasta Bruno Barreto, que mora na Califórnia. Quase tive um treco quando soube que iria lá, brinca Calmon.

No set, o escritor conheceu, entre outros, os atores Gary Oldman, que encarna o Drácula, e Antony Hopkins, que interpreta o caçador de vampiros Van Helsen. O filme de Coppola é uma adaptação ortodoxa do famoso romance homônimo de Bram Stoker.

Guardada as devidas proporções, o trabalho deles não é muito diferente do nosso. Lá é tão difícil, corrido e sacrificado quanto aqui. A diferença é que eles ganham em dólar, compara Calmon.

Gary Oldman em "Drácula de Bran Stocker"
O que mais impressionou o autor foi a "opulência" da cenografia e objetos de cena. Ao contrário da novela, o filme é de época e vem cheio de pompa. Calmon diz que estava mais preocupado em conhecer detalhes da produção.

Isso porque pretende transformar a fase final a sua novela num festival de efeitos especiais. Minha idéia é colocar um 'Armação Ilimitada' por dia no ar, diz Calmon, referindo-se extinto seriado da Globo, que ele também escreveu.

Essa fase começa dia 26 de dezembro. Um cometa cairá na Armação do Anjos deixando a cidade isolada do país. E guerra do bem contra o mal, quando vários personagens viram vampiros.

Carmem Maura também
se tornará vampira
Nem Carmem Maura (Joana Fomm), uma das heroínas da história, vai escapar. Ela vai virar uma vampira má pra burro, conta Calmon. A caçadora de vampiros Mrs Penn Taylor (Vera Holtz) se tornara uma morcega assanhada. Também ganharão malignos poderes Cachorrão (Paulo Gracindo) e Max (Francisco Milani).

A guerra do bem contra o mal será travada como uma partida de xadrez. Sig (João Rabello) é quem vai enfrentar Vlad (Ney Latorraca), frente à frente no tabuleiro. Todos os personagens serão transformados em peças do jogo.

Acho que o sucesso dos vampiros, e da novela, vem da necessidade que as pessoas estão tendo de debochar da situação cataclísmica em que vivemos, diz Calmon.

Por Sônia Apolinário
Folha de São Paulo
1/12/1991

3 comentários:

  1. Dracula de Bram Stoker? Simplesmente o melhor filme de vampiros que já vi (ao lado de Entrevista com o vampiro).

    ResponderExcluir
  2. Realmente dois filmes incríveis, Stefano!

    ResponderExcluir
  3. tambem gostei de Fome de Viver... de Garotos Perdidos.. de A hora do espanto....

    ResponderExcluir