Um encontro rápido, mas caloroso. Assim o escritor Antônio Calmon descreveu seu contato com o diretor Francis Ford Coppola, nos estúdios da Sony (ex-Metro), na Califórnia (EUA). O autor da novela "Vamp", da Rede Globo, foi conhecer o set de filmagem de "Drácula", o novo filme que o cineasta norte-americano está dirigindo.
Ele morreu de rir quando soube que eu fazia uma novela de vampiros, conta Calmon, 46. O encontro aconteceu em outubro último. Foi armado pelo cineasta Bruno Barreto, que mora na Califórnia. Quase tive um treco quando soube que iria lá, brinca Calmon.
No set, o escritor conheceu, entre outros, os atores Gary Oldman, que encarna o Drácula, e Antony Hopkins, que interpreta o caçador de vampiros Van Helsen. O filme de Coppola é uma adaptação ortodoxa do famoso romance homônimo de Bram Stoker.
Guardada as devidas proporções, o trabalho deles não é muito diferente do nosso. Lá é tão difícil, corrido e sacrificado quanto aqui. A diferença é que eles ganham em dólar, compara Calmon.
Gary Oldman em "Drácula de Bran Stocker" |
O que mais impressionou o autor foi a "opulência" da cenografia e objetos de cena. Ao contrário da novela, o filme é de época e vem cheio de pompa. Calmon diz que estava mais preocupado em conhecer detalhes da produção.
Isso porque pretende transformar a fase final a sua novela num festival de efeitos especiais. Minha idéia é colocar um 'Armação Ilimitada' por dia no ar, diz Calmon, referindo-se extinto seriado da Globo, que ele também escreveu.
Essa fase começa dia 26 de dezembro. Um cometa cairá na Armação do Anjos deixando a cidade isolada do país. E guerra do bem contra o mal, quando vários personagens viram vampiros.
Carmem Maura também se tornará vampira |
Nem Carmem Maura (Joana Fomm), uma das heroínas da história, vai escapar. Ela vai virar uma vampira má pra burro, conta Calmon. A caçadora de vampiros Mrs Penn Taylor (Vera Holtz) se tornara uma morcega assanhada. Também ganharão malignos poderes Cachorrão (Paulo Gracindo) e Max (Francisco Milani).
A guerra do bem contra o mal será travada como uma partida de xadrez. Sig (João Rabello) é quem vai enfrentar Vlad (Ney Latorraca), frente à frente no tabuleiro. Todos os personagens serão transformados em peças do jogo.
Acho que o sucesso dos vampiros, e da novela, vem da necessidade que as pessoas estão tendo de debochar da situação cataclísmica em que vivemos, diz Calmon.
Por Sônia Apolinário
Folha de São Paulo
1/12/1991
Dracula de Bram Stoker? Simplesmente o melhor filme de vampiros que já vi (ao lado de Entrevista com o vampiro).
ResponderExcluirRealmente dois filmes incríveis, Stefano!
ResponderExcluirtambem gostei de Fome de Viver... de Garotos Perdidos.. de A hora do espanto....
ResponderExcluir