terça-feira, 19 de julho de 2011

ALÉM DA NOVELA - VAMP 20 ANOS



15 de julho de 1991. Nesta segunda-feira estreava a novela VAMP que se tornaria um verdadeiro clássico trash da teledramaturgia brasileira. Quem não desejou ser namorado da Natasha ou ser a própria cantora vamp? Quem não deu boas gargalhadas com a escandalosa Mary e seu pateta marido Matoso? É ruim da cabeça ou tem um péssimo humor. 

Quando vemos a reprise da novela hoje, depois de 20 anos, VAMP nem é tão maravilhosa assim. Seu texto tem efeitos dramatúrgicos frouxos, muitas "barrigas", quedas vertiginosas de ritmo deixando uma impressão de que poderíamos transformar 179 capítulos em 50. Então, grande parte do sucesso da novela deve ser creditado realmente à atuação de alguns atores que brincavam em cena e também à direção de Jorge Fernando. Aliás, a novela tem a cara do diretor, incluindo o final de cada capítulo que lembra uma comic story.

Mas novela das sete tinha dessas coisas mesmo. Feita para divertir, relaxar, sem muita preocupação com a lógica. É só lembrar que Marcos Frota em outra novela foi um super-herói de capa e tudo. É muito bom, de todo modo, ver como Cláudia Ohana estava linda, como Joana Fomm vai relaxando e perdendo seu ar de Perpétua (Tieta, 1989) e daqui a alguns capítulos começar a torcer e rir ao mesmo tempo com a luta do bem contra o mal.

20 anos se passaram e nos deixam uma lição. Se nem tudo da nossa infância, visto hoje é tão bom, talvez seja bom para nossa sanidade mental, relaxarmos e deixarmos a coisa fluir. A função de VAMP é só essa mesmo: divertir.

Feliz Aniversário vampmaníacos!

Por Jean Cândido Brasileiro

2 comentários:

  1. Eu desejei namorar o Lipe e o Matosão,sinto muito,kkk

    Meu irmãos era apaixonado pela Doce Lena,ele e meu visinho que ia ver a novela comigo e uma galera de crianças e pré adolescentes que iam pra minha casa.

    Rí muito com o Vlad e a família matoso,acompenhei cada clip da Natasha que saia no Fantático e na novela,torcí muito pelo amor de Lipe e Lena,Carmem e Jonas,me divertí muito com as cenas dos 12 filhos da família Maura Rocha aprontando na novela,enfim,foi uma época muito feliz da minha vida.

    E claro que sempre tem erros em novela,é uma obra aberta,sempre acontece de ter que mudar aspctos da história no meio,e Vamp perdeu algumas coisas quando se transformou exclusivamente numa comédia,ainda assim comparada a maioria das novelas de hoje Vamp foi um novelão.

    ResponderExcluir
  2. sou um fa de carteirinha da novela hoje tenho 34 anos e ainda vejo a novela pelo youtube.gostaria se tivesse como chegar ao conhecimento de diretores da globo ou do proprio antonio calmom,ou ate mesmo do diretor jorge fernando para que criem a versao 2 de vamp seria muito divertido depois de 20 anos eu ja adulto com meus filhos ver uma 2 versao dessa novela que fez parte da minha adolescencia e que me amarro ate hoje.facam isso chegar ate essas pessoas.

    ResponderExcluir