quarta-feira, 22 de junho de 2011

ALÉM DA NOITE PRETA -VAMPIROS VIRAM FIGURINHAS FÁCEIS


Editora Globo prepara álbum de 'Vamp'

O artista gráfico César Lobo está começando a desenhar os cromos do álbum de figurinhas da novela "Vamp", que será lançado pela Editora Globo. Responsável por outros álbuns de novelas, como "Roque santeiro", "Bebê a bordo". "Que Rei sou eu?", Lobo está especialmente entusiasmado com o projeto.

- Eu sou fascinado por vampiros e a novela é levemente inspirada no Lestat, o vampiro da escritora Anne Rice, que é a minha favorita - justifica.

Assim como os anteriores, o álbum tem o formato de um poster. Um dos lados tem cromos com fotos dos atores do elenco principal e figurinhas desenhadas que mostram as particularidades dos vampiros. O outro lado traz um desenho gigante que mistura dia e noite, com os personagens "normais" e os que viram vampiros. Essa é a parte que César mais gosta. Ele é especialista em compor cenas cheias de detalhes, fazendo uma a uma para depois encaixar tudo no mesmo quadro. Assim cria um desenho engraçado pelo nonsense.

Essas ceninhas são o grande barato do álbum, porque nelas eu traduzo a novela à minha maneira e me sinto meio autor dela - diz.

Confessando que seu sonho era ser diretor de cinema, Lobo criou duas séries de histórias em quadrinhos: "Brazil 2022" e "Bossa", ambas editadas na França, Alemanha, Holanda e Bélgica. Extremamente detalhista, ele acha que a "densidade demográfica" é o encanto de suas obras:

- Minhas cenas estão ficando cada vez mais elaboradas. Hoje olho para o álbum de "Roque santeiro", o primeiro, e já não gosto.

 Por enquanto, Lobo só esboçou os 12 cromos com as particularidades dos vampiros. Num deles, que mostra que eles se alimentam de sangue, Lobo desenhou uma vampira gordona empurrando um carrinho de supermercado e escolhendo na prateleira uma lata de sangue diet em promoção. Em outro, explica que a água benta pode feri-los se for colocada no cano do chuveiro: enquanto o vampiro toma banho, a água vai furando todo seu corpo. Na hora de dormir, o vampiro desenhado pelo artista aparece se encolhendo no caixão e a dentadura, com grandes caninos, está dentro de um copo d'água.

Grafismo de César Lobo do livro "Curitiba"
Lobo é autor de vários posters promocionais, como o do filme "Quilombo". Faz também capas de discos, como a do disco "Lambadas", da Maracujazz Big Band, vendido até na União Soviética. Seu último trabalho foi o rótulo do Pato Purific - aquele desinfetante em forma de patinho que vira um aviãozinho no anúncio da televisão. Por conta disso, na inauguração de sua exposição "Pato por Lobo", que expôs desenhos inéditos ao lado de outros trabalhos já conhecidos, ocorrida no mês passado na boate Bootleg, ele autografou os rótulos do desinfetante.

Publicado por
Jornal O Globo
Simone Magno
2/9/1991

2 comentários:

  1. "vendido até na União Soviética."
    Caramba.... na época da reportagem a URSS ainda existia!! Como o tempo passa!!!

    ResponderExcluir
  2. Coloca este video elenco da novela vamp em figurinhas = este e o link.
    http://www.youtube.com/watch?v=k4PZb5dMCis

    ResponderExcluir