terça-feira, 28 de junho de 2011

ALÉM DA NOITE PRETA - ZEZÉ POLESSA

A partir do capítulo 50, Sílvia dá uma grande virada em "Vamp", tornando-se mais forte depois que Branca (Aída Leiner) vai embora da Armação, fugindo da paixão de Ivan (Paulo José).

Alegre, bem-humorada e, acima de tudo, positiva, Zezé Polessa conquistou o carinho do público no horário das sete. O jeito moleque atrai principalmente as crianças, que não esquecem a personagem que marcou sua estréia nas novelas da Globo, em "Top model". Não são raras as vezes em que ela ouve nas ruas: "Mãe, olha lá a Naná da 'Vamp'!" A atriz se diverte com a confusão, pois também tem saudades da Naná, embora esteja emprestando todo o seu pique à Sílvia, ambas criações de Antônio Calmon.

Como energia é o que não falta a Zezé, a partir de quarta-feira o público poderá vê-la também no restaurante Torre de Babel, num papel muito parecido com ela mesma: a personagem-título da peça "Rita Formiga", de Domingos de Oliveira.

A paixão pelo teatro é grande. Zezé se formou em Medicina, mas optou pelos palcos ainda aos 19 anos. E nada a desanima:

- Nem a falta de patrocínio, de, produtores e até de lugares para ensaiar. As vezes eu queria ter mais tempo para o meu filho, para me produzir... Mas é mais forte do que eu - diz a atriz, que está às voltas também com a comédia ''Freud levou pau em Ginecologia", de Alexandre Machado. A peça fala de homossexualismo. Mas, como já estou na maioridade, completando 18 anos de teatro, acho que já posso viver determinados papeis, né? A minha namorada em cena é a Patrícia Pillar - conta.

Aos 37 anos, virginiana com ascendente em Gêmeos, Zezé cultua valores como o otimismo e a alegria de viver:

- Procuro sempre a novidade, o prazer e o lado engraçado da vida. Que as experiências sejam sempre positivas para que ela não se torne amarga. E a velhice, para mim, significa sabedoria e beleza. E claro que, internamente, ainda tenho muitas áreas de confusão, mas tento não sobrecarregar as pessoas que estão comigo.

Para segurar os momentos difíceis, ela faz análise e bioenergética, procura manter sob controle o hábito de fumar e segue uma alimentação natural. Mas não é radical. "Quando tenho que negociar salário, por exemplo, como um bifão", brinca.

Com o filho João, de 10 anos, a atriz mantém uma relação aberta e sem mentiras, embora coruja, como a da maioria das mães:

- Ele é inteligente, tem uma ótima cabeça e compreende o meu ritmo de trabalho. Conversamos muito e o meu erro é estar sempre preocupada demais com o João. Muitas vezes, ligo para casa, dizendo que vou correndo almoçar, e ele diz que já marcou com amigos, sem grilos. Além disso, conto com a superajuda da Luizinha, minha empregada - conta Zezé, que considera fundamental não abrir mão de seus sentimentos mais verdadeiros. - Para fazer gênero, só no teatro. E cobrando caro! - afirma.

PAULO E ZEZÉ: DO PALCO PARA A UNIÃO NA TELEVISÃO E NA VIDA - Ampliando horizontes com amor

Marido e mulher em "Vamp", Zezé Polessa e Paulo José estão juntos há dois anos e formam um casal divertido, que respeita suas individualidades e vive em casas separadas.

- Adoro homens admiráveis e acho o Paulo um grande artista. Ele é muito generoso com as pessoas, bom caráter, amigo. E acho que também gostou de mim, não é? - comenta a atriz, contando que eles se apaixonaram durante a peça "Bukowsky, bicho solto no mundo", em que contracenaram.

Mas não é só o amor que os motiva a trabalharem juntos, como ela explica:

- Temos a mesma forma cômica de interpretar. E queremos fazer uma peça bem bufônica.

Com as filhas de Paulo - Bel, a Scarlett de "Vamp"; Ana, que faz "Romeu e Julieta" no Tablado; e Clara Kutner, que é bailarina - a atriz mantém "uma amizade muito íntima". Ele, por sua vez, diz que se entende muito bem com João e que, em sua relação com Zezé, há "uma mistura boa, porque existem pontos diferentes na forma de encarar a vida, que fazem um ampliar o horizonte do outro".

Profissionalmente, Paulo a considera "muito intuitiva e, ao mesmo tempo, consciente e inteligente".

Jornal O Globo 
8/9/1991
Por Mônica Soares

3 comentários:

  1. Ela é tudo de bom,me recordo bem dela no papél da Naná,tinha um cabelo curtinho e quando algo dava errado ela dizia meleca!rsrsrs,era a marca registrada dela em Top Model.Adorei,apesar de linda é super-percompetente.

    ResponderExcluir
  2. Adson Públio Braga.16 de setembro de 2011 15:25

    Tudo que é lindo tem na vida o lado Zezé Polessa de ser.Que Deus continue te abençoando minha linda.Bjsssss.

    ResponderExcluir
  3. Adson Públio Braga.20 de setembro de 2011 15:07

    A tv Brasileira tem história,e vc querida Zezé faz parte dela,e nós tbm fazemos parte da sua vida ainda que do outro lado da telinha.Bjs minha linda.

    ResponderExcluir