quarta-feira, 20 de abril de 2011

ALÉM DA NOITE PRETA - MARATONA DE UMA ABERTURA 'VAMP'

Após cerca de 72 horas de trabalho, para colocar no ar apenas um minuto e dez segundos de cenas gravadas, a abertura de "'Vamp"ficou pronta dez minutos antes da estréia da novela.

A cena na ilha de edição 8 da emissora do Jardim Botânico parecia muito com a abertura do humorístico "TV Pirata", em que o assistente lutava com perigosos piratas para proteger a fita e colocar o programa no ar: faltando exatamente dez minutos para a estréia de "Vamp", ficou pronta a abertura da novela, em mais uma vitória da equipe de Hans Donner, que entrou no local para montar as cenas às 20 horas de domingo, fez um rápido descanso às nove da manhã do dia seguinte e retomou o trabalho até a sua conclusão:

- Já estamos nos acostumando, pois tem sido assim com todas as aberturas, sendo que a mais dramática foi a de "O dono do mundo", que terminamos às 20h10m - lembra Hans.

A maratona da abertura de "Vamp" começou uma semana antes, nos estúdios da Cinedia, em Jacarepaguá, numa média de 12 horas de trabalho diário. E, como já havia acontecido nas aberturas de "TV Pirata" e "Estados Anysios de Chico City", respectivamente com Jorge Fernando e Cininha de Paula, Hans, Donner contou com a participação especial do diretor Luiz Fernando Carvalho, para dar uma narrativa cinematográfica às cenas de Cláudia Ohana, captadas pelo câmera Custódio dos Santos.



A atriz e Carlos Arruda foram maquiados por Vavá Torres e sua equipe:

- A Cláudia facilita o nosso trabalho, por fotografar muito bem e não ser problemática, deixando fluir nossa criatividade. Com ela usamos uma leve maquiagem e com o Carlos, próteses de musse de látex para o nariz, quando ele aparece como um velho no bote, e para os caninos, quando aparece de vampiro - conta Vavá.

Da equipe de Hans participaram também o desenhista Gustavo Garnier, responsável pela pré-visualização do produto final, os produtores Orlando Martins e Leonardo Gama, este responsável pelo elenco, Edgar Moura, na fotografia, e Capi Ramazina, que fez os cinco morcegos cenográficos com folhas de cartolina, duas lâmpadas e motorzinhos de carro de brinquedo. No cenário de Tadeu Catarino foram usados muita poeira cenográfica, fog maker, gelo seco, enormes ventiladores e armações metálicas para criar o ambiente de uma construção, com prédios iluminados ao fundo, num trabalho que entusiasmou Cláudia Ohana, estreando em abertura de novelas:

- Adorei ser chamada para a abertura, pois parece um cineminha, com uma historinha muito bem sacada e que, além do cuidado gráfico do Hans, tem a direção de interpretação do Luiz Fernando, com quem já havia trabalhado no primeiro capítulo de "Tieta".

Dias antes do início das gravações, Hans Donner participou do encontro anual dos designers de TV americanas, em Baltimore, nos Estados Unidos, com o privilégio de ser o único estrangeiro incluído na programação. Foi lá que recebeu um telefonema da direção da emissora e ficou sabendo da mudança da trama inicial de "Vamp" e, conseqüentemente, da abertura da novela:

- É incrível, mas sou visto nos Estados Unidos como um ser de outro planeta pela liberdade do tratamento de produção que tenho em minhas criações. Lá, jamais teria as condições de trabalho que tenho aqui e nunca um contato tão direto e franco com a 'alta direção da emissora. Conversando sempre, consegui manter a filosofia da abertura anteriormente traçada, que seria situada no século XVIII, com castelos e pontes levadiças no lugar de prédios e guindastes.

Para manter elevado o ânimo de toda a equipe durante a maratona da abertura, a alimentação variou muito:

- Nas gravações, podia até ir do frango ou do peixe à carne seca, mas nunca dispensávamos um bom arroz com feijão e uma salada. Já na ilha de edição, como comíamos no chão, a solução foi apelar para biscoitos, sanduíches e pizza - conta Hans, com bom humor.

Reveja a abertura de VAMP



Matéria Publicada em 21/7/1991
jornal O Globo
por Marcos Salles

fonte: TV Pesquisa PUC RJ

Um comentário:

  1. Olá! Tenho metade desse jornal, mas falta a outra metade, Onde consegue estes textos antigos, há o jornal da época com as fotos na íntegra, é possível fazer cópias? Por favor me responda no email ohanaweb@hotmail.com

    ResponderExcluir