quarta-feira, 30 de março de 2011

TERROR É O MOLHO DA TRAMA

Matéria publicada no jornal O Globo de 14/07/1991

O que pode juntar um capitão reformado, uma historiadora, uma cantora de rock e vampiros? A novela das sete que estréia amanhã na Globo.

Escrita por Antônio Calmon - com a colaboração de Vinícius Vianna, Lílian Garcia e Thiago Santiago e sob supervisão de Aguinaldo Silva - e dirigida por Jorge Fernando, Fábio Sabag e Carlos Manga Júnior, "Vamp'', como seu autor já avisava na primeira linha da sinopse, "não é uma novela de vampiros, mas uma novela com vampiros".

Com "Vamp", dou prosseguimento a um processo que começou no cinema, com ''Menino do Rio": a preocupação de falar para um público jovem, nem sempre lembrado. Com a "Armação Ilimitada", continuei nessa linha. E deu certo. Sou de uma geração que cresceu lendo o "Drácula", do Bram Stocker, vendo os filmes da Hammer, com Christopher Lee, e fascinado por ficção científica e literatura de horror. Então, juntei as duas coisas. Nasci em 1945 e vivi muito os anos 50, que ainda tinham. um certo romantismo. Fico com vontade de devolver às gerações de hoje coisas que foram marcantes na minha formação. Mas acredito que os jovens, de um modo geral, acabam repetindo - em qualquer época - os mesmos comportamentos na descoberta do amor, da sexualidade, de como é amadurecer, se libertar dos pais, enfrentar os problemas do próprio desenvolvimento físico. Acho que esses temas são eternos.

Para os jovens e crianças de "Vamp" - filhos de Carmen Maura, historiadora especializada no período colonial brasileiro, e Jonas, capitão reformado da Marinha Mercante - os problemas são reais e imediatos. Além das crises individuais, eles têm que lidar, respectivamente, com madrasta e padrasto novos e seis outros irmãos. Mas a capacidade de adaptação do ser humano contribui para que logo todos descubram encantos nessa nova vida, com algumas exceções...

Quando a tranqüilidade parece começar a existir para essa imensa família, surge Natasha, cantora conhecida internacionalmente e ídolo de grande parte dos jovens, inclusive os de Armação dos Anjos. Ela chega à cidade para a gravação de um novo clip na paradisíaca Baía dos Anjos. Na verdade, porém, a roqueira está em busca de sua libertação. Calmon explica:
- No início da história, Natasha mora em São Paulo e há tempos bate em vão na porta do sucesso. Em mais um dos testes a que se submete, sem êxito, ela cruza com Vlad, um vampiro antiqüíssimo, que está perambulando por lá. Furiosa, a cantora diz que até venderia sua alma em troca da fama e, sem querer, faz um pacto com o Mal, não com o Diabo, mas com o vampiro. Ele se aproveita disso para mordê-la, dominá-la, dando em troca o que queria. Mas é um preço muito alto, que a jovem decide não mais pagar. Como acredito num equilíbrio entre as forças, existem também as do Bem, através de Rafa, um humilde faxineiro que vai ajudá-la. Ele sabe onde Vlad se esconde e o que terá que fazer para destruí-lo: encontrar uma antiga cruz, a Cruz de São Sebastião, perdida na Baía dos Anjos. Como o Santo Graal, na lenda do Rei Arthur, ela deve ser usada por um homem de coração muito puro, que aqui se chama Rocha.

As peças começam a se encaixar. Rocha é o sobrenome de uma das famílias mais conhecidas de Armação dos Anjos, a do Capitão Jonas. Isso é apenas o início. Ao chegar ao local, Natasha traz para o sossego da região alguns intrusos, como o empresário Gerald Lamas e o produtor Giron, todos ligados à sombra de Vlad. Além de Rafa, apenas Ivan, um pintor sensível, sabe sua presença na Baía dos Anjos. Mas não são apenas esses os "vampiros" de "Vamp", segundo o autor:
- Tem que ficar claro que o vampirismo na novela é apenas o molho, a maneira que encontrei de dar um charme diferente à história. O vampiro é muito forte, que, ligado à sexualidade e à imortalidade, atiça a das pessoas. Os meus andam de dia, não têm problemas com alho... E isso tem causado revolta nos vampirólogos de plantão, que se acham donos do assunto. Não estou usando o tema gratuitamente. Os vilões da história são todos vampiros ou se transformarão num deles, ligados ao poder econômico, à falta de escrúpulos. Só estes terão prazer. A Natasha é uma vítima, nunca mordeu ninguém, e, portanto, necessita de transfusões de sangue. E o Ivan, um vampiro trágico, uma pessoa boa que foi contaminada, vive torturado, angustiado com isso.

O molho está preparado, mas outros ingredientes dessa receita têm um peso fundamental. Principalmente nas histórias de Calmon, onde crianças e adolescentes se destacam. Ele explica:
- Tenho coisas até meio pesadas nos filmes que fiz. Mas entrei e saí pobre do cinema brasileiro. Minha vida só melhorou porque virei um escritor de TV, que agora pode se dar ao luxo de ser roteirista de filmes também. Aos poucos, esse lado infanto-juvenil das minhas histórias foi se tornando mais forte. Normalmente, nas novelas, as crianças não têm vida própria, só existem porque há personagens que precisam de filhos, netos... Percebi que essa situação me incomodava, porque a criança e o adolescente são pessoas mais abertas e sinceras, com quem se pode ser menos hipócrita.

Em sua segunda novela, após "Top Model", Calmon não esconde a satisfação de ter Jorge Fernando na direção:
- Sempre fui seu fã e estou adorando! O Jorginho não sabe, mas foi completamente vampirizado por mim e pela equipe dele, que já estava na novela. Seu ótimo astral se reflete em todo o trabalho. Vou roubá-lo, para sempre, do Sílvio de Abreu - brinca.


Colaborou 
Júlio César Martins
jcamartins@gmail.com



segunda-feira, 28 de março de 2011

A TV É INVADIDA POR VAMPIROS

Em 30 de Março de 1991, a jornalista Eva Spitz escreveu matéria para o Jornal do Brasil sobre a preparação de Antonio Calmon para a que seria a nova novela das sete. Leia abaixo a matéria original.


A NOVELA DAS 7 É INVADIDA POR MUITOS VAMPIROS
Antônio Calmon escreve 'Vamp', que estréia em julho

Vampiros mitológicos, vampiros metafóricos, não vai faltar um tipo sequer na galeria de personagens criados por Antônio Calmon para Vamp, a próxima novela das 19h na Globo, que estréia em primeiro de julho (estreiou na verdade em 15/07), na mesma linha infanto-juvenil de Top Model. Vampiros do cotidiano se misturam a vampiros de verdade com todos os efeitos especiais usados nos filmes americanos que o orçamento da Globo permitir: homem se transforma em morcegão, em cachorro lobo, mulher vira gata (de verdade), as unhas e os dentes das personagens crescem, os olhos mudam de cor e se esbugalham. As produtoras de Los Angeles que fabricam toda a parafernália de magia já foram contatadas pelo próprio Antônio Calmon, semana passada, que de quebra assistiu a uma filmagem do próximo filme sobre Peter Pan, produzido por Spielberg, Hook (Capitão Gancho) "em um estádio gigantesco da Metro", e ainda votou para o Oscar.

Fazer isso tudo foi fácil, graças a amizade de Calmon com Bruno Barreto, que o hospedou em Los Angeles. Casado com Amy Irving, ex-mulher de Spielberg, Bruno apresentou-o ao mago do cinema de diversão. Depois de conhecer Spielberg, encontrar Dustin Hoffman na pele do Capitão Gancho, Robin Williams na de Peter Pan e Júlia Roberts como a fada Sininho, Calmon ainda foi presenteado com os votos que a atriz Amy Irving dispensou-se de usar para o Oscar. Explica-se: por já ter sido nominada para o Oscar uma vez pelo seu trabalho em Yentl, Amy tinha direito a voto. Mas só quis votar para melhor ator, Gerard Depardieu (Cyrano). Os outros votos a que tinha direito, emprestou ao marido e a Calmon. "Ganhamos algumas: Joe Pesci, melhor ator coadjuvante no Os Bons Companheiros por exemplo, mas perdemos no melhor diretor e melhor filme. Votamos em Martin Scorcese e no filme Os Bons Companheiros."

De volta "à Terra do Nunca" Calmon está animado com o que pode fazer nessa novela, a primeira que assina sozinho. Mas assessorado por Vinícius Vianna e com supervisão de Aguinaldo Silva. "Pelo visto, história de vampiro está na maior moda. Depois de ter bolado esse roteiro, no ano passado, descobri que o seriado de maior sucesso nos Estados Unidos é Dark Shadows, só de vampiros; que Jim McBride (que dirigiu A força do amor) está fazendo também um seriado sobre vampiro. E Coppola já chamou o Jeremy Iron para atuar no clássico Drácula", conta.


Na sua história, os vampiros de verdade convivem com os vampiros do cotidiano. A metáfora do vampiro, ou seja, o sujeito que suga, o outro que explora, o mau caráter que bajula o patrão para se dar bem são alguns personagens que estão sendo tramados por ele. As personagens que vão ser mordidas vão fazer parte do rol de vampiros recentes da novela: "São pessoas que já tinham um certo talento para isso. É claro que não estou incluindo as crianças nisso". As crianças, os principais pontos no ibope de Top Model, voltam em massa a esta novela. É o que promete o enredo: gira em torno de uma historiadora viúva, mãe de seis filhos que está pesquisando a Inquisição, e vai parar com a sua prole em uma cidade de praia, atrás de acontecimentos inexplicáveis de 200 anos atrás. Lá, onde também vive um viúvo com seis filhos, chega para gravar um clip uma cantora pop chamada Natasha, inspirada em Madonna, e que na verdade é uma vampira. Mas o maior vampiro, responsável pelos estragos conciliáveis apenas no final da história, só aparece quando a novela estiver correndo solta.


Computando filhos, namorados dos filhos, e amigos em geral, perto de umas 20 crianças e adolescentes vão integrar o elenco da novela. Os testes começaram na quarta-feira. Quem está cuidando disso é o diretor de teatro Carlos Wilson (o Damião), que como professor do Tablado, já revelou vários atores, entre eles Malu Mader, Roberto Bataglin, Andréa Beltrão, Maurício Mattar e Felipe Camargo. Damião também vai ensaiá-los. Calmon continuará a manter nessa novela a mesma idéia de dar nomes de pessoas famosas aos personagens, como fez em Top Model. Dessa vez, os homenageados serão a atriz Carmem Maura, nome da historiadora, Scarlett O'Hara, Dorothy Parker, Rubem Fonseca, Sigmund Freud e Leon Tolstoi. Todos prediletos do autor.

20 anos se passaram e dia 11 de Abril, às 15:30, teremos a chance de rever a novela mais divertida dos anos 90. Assista abaixo as chamadas de elenco do Canal Viva. 


Continue conhecendo Quem é Quem na novela VAMP. Leia tudo em PERSONAGENS.







Colaborou: Júlio César Martins
jcamartins@gmail.com

sexta-feira, 25 de março de 2011

PROVA DE CRIATIVIDADE NAS CHAMADAS DO CANAL VIVA

VAMP estreia no Canal Viva no dia 11 de Abril, às 15:30 no lugar de Quatro por Quatro. E enquanto a novela não estreia, o que mais chama a atenção dos telespectadores são as chamadas da novela.

As primeiras mostravam Ana Maria Braga e Olivier em suas respectivas cozinhas pedindo ou pegando uma porção de alho. Sinal de que vampiros realmente não gostam do cheiro desagradável.

Mas na noite de ontem, os fãs da novela se divertiram com as chamadas ironizando as atuais histórias de vampiros, em que não se bebe sangue humano, brilha no sol, entre outras peculiaridades da galera do Crepúsculo. A segunda chamada trouxe de volta a velha brincadeira de infância "Vivo ou Morto". Muito coerente com a novela mais divertida dos anos 90 que foi uma verdadeira chanchada de terror. 

Para deixar registrado, o blog disponibiliza abaixo as duas chamadas exibidas ontem no Canal Viva.







quinta-feira, 24 de março de 2011

QUEM É QUEM EM VAMP



Natasha, Capitão Jonas Rocha, Carmem Maura, Mary Matoso... todos esses personagens que se tornaram imortais na memória de milhares de crianças na década de 90 estarão de volta a partir de 11 de abril.

Se você já assistiu e quer relembrar ou se nunca assistiu VAMP e vai ver pela primeira vez chegou a hora de começar a conhecer quem é quem na novela mais divertida dos anos 90.

Acesse agora a seção PERSONAGENS.


segunda-feira, 21 de março de 2011

MAIS UMA CHAMADA VAMP!

Está terminando a primeira novela do horário de comédias do Canal Viva. A reprise de Quatro por Quatro foi muito comemorada, mas VAMP tem uma legião de fãs e marcou a infância de muita gente na década de 90.

O Canal Viva fez uma chamada muito divertida usando cenas de Quatro por Quatro. Confira!




A roteirista Ana Recalde, colaboradora do blog, já escreveu o primeiro post. Qual a origem do mito dos vampiros. Leia em Além da Noite Preta.
Siga VAMP no Twitter: @vampnoviva

quinta-feira, 17 de março de 2011

VEM AÍ! VAMP!

O canal Viva encontrou um modo bem interessante de fazer as primeiras chamadas para a estreia de VAMP.
Se você ainda não viu, assista abaixo.



terça-feira, 15 de março de 2011

CLÁUDIA OHANA NA XUXA

1991 foi um ano muito vibrante para a atriz Cláudia Ohana. Na pele da personagem Natasha, ela se tornou uma pop star no mundo da ficção e também na "vida real".

Tanto que graças ao sucesso da novela VAMP e de sua personagem, a intérprete da vampira participou do programa Xou da Xuxa cantando a música Quero que vá tudo pro inferno de Roberto e Erasmo.

Enquanto a novela não começa, assista o vídeo que mostra a apresentação da cantora no programa da Xuxa em 1991.

terça-feira, 8 de março de 2011

VIVA A NOITE PRETA

Ela se tornou ícone pop depois que uma certa vampira deu às caras na TV brasileira. E quando todos achavam que esta esquecida, veio Preta Gil e trouxe de volta transformando em nome de show.
Noite Preta de Vange Leonel.
Antes de estreiar no Viva, relembre a música de abertura de Vamp em sua versão integral.

quarta-feira, 2 de março de 2011

ABERTURA DE VAMP

Reveja a abertura da novela VAMP que estará no Canal Viva a partir de 11 de Abril.
A música de abertura é Noite Preta - Vange Leonel.