segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A VOLTA DOS MORTOS VIVOS



Hoje é dia de cena antológica em VAMP! Vlad (Ney Latorraca) está com seu exército nas ruas da Armação dos Anjos e precisa de ainda mais efetivos para sua guerra contra o bem.

O vampiro vai até o cemitério da cidade e desperta os defuntos. Os zumbis saem de suas tumbas para servir o mestre, mas de uma maneira bastante inusitada.

O mestre chega ao cemitério e diz Que desperdício. Tantos amigos meus aqui, destruídos pelas forças do bem. Vamos seus molengas, já descansaram demais! Vamos mortos vivos de Armação dos Anjos!

Numa grande homenagem ao rei do pop, Vlad realiza a coreografia do grande sucesso Thriller de Michael Jackson. Ao som da música e com  os passos de MJ, os zumbis saem de suas tumbas, dançam com o vampiro mor e saem pelas ruas da Armação para atacar os ainda humanos.

Imperdível!


PEQUENAS MORDIDAS

Carmem Maura (Joana Fomm) será sequestrada pelos vampiros e tudo pode estar perdido para o exército do bem. Saiba mais aqui e ainda assista o Cap. 145 exibido nesta sexta-feira

Você pode ouvir a música também em Trilha Sonora!

Para comemorar, assista o videoclipe original de Michael Jackson. Um detalhe importante: este vídeo foi o primeiro curta metragem realizado para uma música e inaugurou uma nova fase nos clipes.


sábado, 29 de outubro de 2011

VLAD APRISIONA CARMEN MAURA PARA DESTRUIR O CAPITÃO JONAS


''Pegamos a rainha adversária! A peça mais poderosa, que protege o rei branco! Sem ela, logo Jonas Rocha estará em minhas mãos também. Será um diabólico cheque-mate", diz Vlad (Ney Latorraca) mexendo no tabuleiro de xadrez que usa para montar a sua estratégia de guerra. Ao seu lado, amordaçada e apavorada, está Carmem Maura (Joana Fomm).

Estas são as próximas cenas que vão complicar a trama da novela Vamp e aproximam o conflito final entre as forças do bem comandadas por Jonas Rocha contra as do mal, lideradas pelo terrível Vlad. O responsável pela captura de Carmem é Matosão (Flávio Silvino), que invade o casarão, aproveitando o tumulto provocado por Mary (Patrícia Travassos) na tentativa de vampirizar Penn-Taylor (Vera Holtz). Quando o capitão chega ao seu quarto não encontra mais a sua rainha. Pela sua bem sucedida investida, Matosão recebe um beijo de Vlad e a Comenda por Serviços Prestados ao Inferno. Mary e Matoso (Otávio Augusto) quase não cabem em si de tanto orgulho.

Vlad não permite que ninguém morda a sua prisioneira e ordena que ela seja levada para a cripta. É lá que ele retira a mordaça e as cordas que prendem Carmem e se prepara para o beijo fatal, sorrindo e mostrando os enormes caninos. Depois da mordida, Carmem é colocada, desmaiada, dentro do caixão de vidro. "Pode usar o caixão da Natasha até ela voltar e ocupar seu lugar. O lugar da Rainha da Noite. Para você e seu marido construirei um mausoléu", diz ele irônico.

Enquanto isso, Jonas quer invadir o casarão de qualquer jeito, mas é contido pelas ponderações de Penn-Taylor. "Vlad quer você, Jonas. Se você for ao casarão vai fazer exatamente o que ele deseja", diz Penn-Taylor tentando conter o ímpeto de Jonas. A única solução, diz ela, é Eugênia e Felipe Rocha. Só eles podem entrar na mansão mal-assombrada de Vlad e salvar Carmem Maura. Imediatamente, os dois chefes do exército do bem, acompanhados de Daniel (Jonas Torres) vão para casa de Natasha pedir que ela se transforme em Eugênia Queiróz e ajude a tirar a 'rainha branca' das mãos do conde Vladimir Polanski.

Assista o Capítulo 145 exibido nesta sexta-feira

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

LIPE SE DECLARA A LENA


Os receios de Natasha (Cláudia Ohana) podem se confirmar. A cantora, mesmo no meio de uma guerra, chegou a desabafar com a amiga Jezebel (Bete Coelho) sobre seu medo de perder o amado Lipe (Fábio Assunção). Pois o jovem vampiro está realmente balançado.

Pensando em sua irmã Scarlett (Bel Kutner) e em seu amado, Lena (Daniela Camargo) se arrisca e vai até a casa de Natasha. Mesmo diante do pedido de Lipe para que ela vá embora, a doce filha de Carmem Maura (Joana Fomm) afirma que jamais o deixará sozinho e suplica a ele que venha embora.

Eu quero ficar do teu lado pra sempre. Eu sei que me ama, sinto que me ama. Você tá confuso, passando por momentos difíceis, mas eu to aqui, Lipe, sempre com você. 

Lipe, diante de um beijo acaba confessando: Você tinha razão Lena. Eu te amo muito. Como é bom ter você agora nos meus braços e sentir meu amor por você.

Quem ouve tudo isso é Natasha. Será que a cantora vai aceitar essa situação? Não perca em VAMP!

PEQUENAS MORDIDAS

Saiba mais sobre esse grande amor entre Lipe e Lena em matéria publicada na época da novela. Em Além da Noite Preta.

Ouça a bela canção Love Hurts cantada por Cher, tema de Lipe e Lena em Trilha Sonora!

ALÉM DA NOITE PRETA - MOCINHA ENTRE DENTES AFIADOS


Após a queda do cometa em Armação dos Anjos nos próximos capítulos de ''Vamp'', Lena voltará para os braços de Lipe, que se declara apaixonado e a deixa em pânico ao virar vampiro.

Em seu segundo trabalho em novelas na Rede Globo, Daniela Camargo já conquistou o público com a romântica Lena de "Vamp". Se dizem que ela teve sorte ao ser escalada para o elenco de "Mico preto", em 1990, quando passava férias no Rio de Janeiro, ela retruca e observa:

- Tudo o que estou conseguindo hoje não aconteceu de repente. E fruto de muito trabalho e batalha desde os sete anos de idade, quando comecei a fazer teatro, ainda em Campinas.

Leonina de 6 de agosto, a atriz tem orgulho de constatar que aos 22 anos de idade já tem uma experiência profissional que lhe dá base para enfrentar qualquer desafio. Na TV, porém, a atriz só interpretou as doces e ingênuas mocinhas, como a Katy de "Mico preto" e agora a Lena. Sobre a atual personagem, analisa:

- Ela é uma boa irmã, boa filha, um amor de pessoa, além de romântica. Ela se diferencia da Katy, porque a outra era mais explosiva e mais espevitada.

O que Daniela Camargo gostaria de interpretar num próximo trabalho na TV?

O oposto das duas! Queria fazer uma personagem com um rostinho frágil e inocente de um anjo, mas com o comportamento de um demoniozinho por trás. Já fiz isso em teatro quando encenei peças de Nelson Rodrigues como "Valsa no 6" e "Anjo negro". Muitos amigos acham que eu daria uma vilã perfeita com uma carinha de sapeca - observa a atriz.

Com o corre-corre das gravações de "Vamp" sobra pouco tempo para os esportes, que Daniela sempre praticou desde a infância, quando jogava vôlei e fazia ginástica olímpica.

Mas depois que comecei a trabalhar, essa parte ficou meio esquecida. Então, o jeito é andar de bicicleta, fazer caminhadas e aulas de alongamento. Tudo, porém, sem hora marcada e de acordo com o ritmo das gravações da novela - conta a atriz, que pretende se dedicar ao teatro assim que as gravações de "Vamp" chegarem ao fim.

No entanto, Daniela não dispensa suas aulas de inglês, francês e italiano, além de, às vezes, recordar japonês: há três anos aprendeu um pouco do idioma quando morou por oito meses em Tóquio e Osaka realizando trabalhos como modelo.

O Globo
22/12/1991

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O EXÉRCITO DE VLAD


A guerra começou e chegou a hora dos exércitos se armarem. Vlad (Ney Latorraca) convoca seus principais soldados: Mary (Patrícia Travassos), Matoso (Otávio Augusto), Matosão (Flávio Silvino), que traz seus amigos motoqueiros vampirizados para o grupo e também Gerald (Guilherme Leme).

Enquanto isso na pousada do Capitão Jonas, Soninha (Bia Seidl) se mostra capaz de sair à caça dos vampiros com Penn-Taylor (Vera Holtz), Augusto Sérgio (Marcos Frota) e Capitão Jonas (Reginaldo Faria).

O mestre dos vampiros manda seu exército para a rua, mas fica com Cachorrão (Paulo Gracindo) para seu jogo de xadrez. Quem também está vidrado no xadrez é Sig (João Rebello) que comandará o jogo no lado do bem.

Agora que os vampiros estão na rua tudo pode acontecer. 

Não perca essas cenas em VAMP!


PEQUENAS MORDIDAS


A doce Lena, interpretada por Daniela Camargo, foi entrevistada em 1991. Leia a matéria em Além da Noite Preta.


Enquanto estão todos preocupados com a guerra, Natasha está em crise existencial em seu casamento e procura a amiga Jezebel para desabafar. Simão e Pingo não confiam na vampira e é preciso muito papo para convencê-los a deixar as amigas a sós. No capítulo de hoje.


Assista o Capítulo 143 exibido nesta quarta-feira

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A GUERRA COMEÇOU!


O meteoro 666 caiu na Baía dos Anjos e agora não tem outra saída. A guerra do bem contra o mal finalmente começou. 

Enquanto todos se desesperam com as explosões provocadas por Vlad (Ney Latorraca), Penn-Taylor (Vera Holtz) bebe tranquilamente à espera de começar sua ofensiva. Mary (Patrícia Travassos) agora tem certeza que sua hora de ser a rainha das trevas chegou. Já Matosinho (André Gonçalves) desaparece levando Lena (Daniela Camargo).

O mestre dos vampiros vai até o meteoro e se alimenta de sua energia. Na pousada, a cética Carmem Maura (Joana Fomm) se depara com a caçadora de vampiros dizendo que é o confronto final contra os vampiros. Para provar, Alice mostra os dentes de Matosinho para a historiadora.

Agora tudo pode acontecer em VAMP!

PEQUENAS MORDIDAS

VAMP está chegando ao final. Aproveite para declarar sua paixão à novela, enviando seu depoimento para vampnoviva@hotmail.com. Nós publicaremos os depoimentos no blog! Participe!

Mais um sucesso de Antônio Calmon vem aí. Top Model, novela de 1989 estreia no Canal Viva dia 20 de dezembro. Siga o twitter @topmodelnoviva e saiba todas as novidades!




Aproveite para ouvir os temas que embalam a novela. Escute os LPs VAMP, Rádio Corsário - O Som da Galera VAMP e VAMP Internacional em Trilha Sonora!


Assista o Capítulo 142 exibido nesta terça-feira

terça-feira, 25 de outubro de 2011

O METEORO 666 CAI NA BAÍA DOS ANJOS


O pior aconteceu. A conjunção astral que dará forças a Vlad (Ney Latorraca) está acontecendo e seu poder ficará total a partir do capítulo de hoje com um desastre cosmológico.

O estranho meteoro 666 cairá sobre a Baía dos Anjos e através dele, o vampiro-mor se alimentará de energia e iniciará sua guerra do mal contra o bem e em busca de dominar o mundo. 

Família Rocha se protege
do meteoro 666
A aproximação do perigo deixa todos em sinal de alerta. Mas na casa da família Rocha ainda há coisas para se resolver. Scarlett (Bel Kutner) e Lena (Daniela Camargo). Esta foi raptada por Matosão (Flávio Silvino) e pode ser mordida a qualquer momento. 

Na cidade, todos correm desesperados para se esconder do meteoro que atingirá a cidade. Jonas (Reginaldo Faria) vai até a casa de Natasha (Cláudia Ohana) para tentar salvar seus filhos e os respectivos namorados. Mas a cantora afirma que não vai acontecer nada com a queda do meteoro, o pior virá depois. Todos virarão vampiros.

Assista o Capítulo 141 exibido nesta segunda-feira

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

VLAD ANUNCIA SUA UNIÃO COM NATASHA



Vlad (Ney Latorraca) está aguardando ansiosamente pela chegada do meteoro que lhe dará toda a força que necessita para destruir seus inimigos e dominar o mundo.

Depois de morder Cachorrão (Paulo Gracindo) que agora se torna um grande vampiro a seu lado, procurou Natasha (Cláudia Ohana) para lhe oferecer uma última vez a chance de se juntar a ele por bem. 

A vampira, deprimida, manda Lipe (Fábio Assunção) ir embora porque seu destino está selado. Enquanto isso, o mestre dos vampiros anuncia a Cachorrão e ao casal Matoso que unirá seus caninos aos de Natasha. Em um dia, ela se tornará dele de uma vez por todas.

Será que Vlad vai conseguir ter Natasha? Não perca as emoções de VAMP!


PEQUENAS MORDIDAS


Alvo do ciúme da vamp Natasha (Cláudia Ohana), Lena continua apaixonada por Lipe (Fábio Assunção) e Daniela Camargo, atriz que deu vida à personagem contou um pouco de sua trajetória em 1991. Leia em Além da Noite Preta.


Assista o Capítulo 140 exibido nesta sexta-feira


ALÉM DA NOITE PRETA - O FIGURINO NA TELEDRAMATURGIA: VAMP


Figurino de Natasha, criado por Lessa de Lacerda
esteve exposto no Festival do Rio
Seja na televisão, seja no cinema ou no teatro alguns elementos ajudam a construir a narrativa da história. O figurino é um deles. Através das peças do vestuário podemos aprofundar características dos personagens ao mesmo tempo em que damos indicação do momento histórico no qual a história passa. E se você adora figurinos, o Pavilhão do Festival de Cinema do Rio teve uma preciosa exposição. 
Lá estiveram dispostas indumentárias de diversas produções da Rede Globo como O Astro (2011), Vamp (1991), Entre Tapas e Beijos (2011) e Cordel Encantado (2011). As peças expostas mostram o quão trabalhada é a produção tamanha a riqueza dos detalhes e o cuidado com que as peças são feitas. E se você acompanhou e acompanha Vamp uma paradinha no figurino de Natasha, personagem de Cláudia Ohana, vai acalmar sua curiosidade.
Vamp não inovou apenas na narrativa. Seu figurino foi componente fundamental para o sucesso da trama. Para criar o conceito das peças, Lessa de Lacerda há 30 anos na TV Globo, usou os quadrinhos, mais precisamente na série “Os Vingadores” (Marvel Comics) como inspiração e apostou em materiais como veludo, cotton-lycra e vinil para o “dark side” da trama. Materiais recicláveis antecipavam a tendência da sustentabilidade no núcleo circense.
Um bom texto, elenco talentoso e uma direção cuidadosa, além do apelo popular, garantem o sucesso de uma produção. Detalhes como a fotografia e o figurino, garantem um lugar na história. Esse é o caso de Vamp.
Cássia Ferreira Andrade é jornalista especializada em jornalismo cultural.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

VLAD MORDE CACHORRÃO



O mal precisa de soldados no mundo das trevas, mas precisa começar pelos grandes. É noite de Natal na Armação dos Anjos e enquanto a família Rocha comemora, Vlad (Ney Latorraca) resolve fazer uma visita a D. Cachorrão (Paulo Gracindo).

A princípio, o mafioso fica um pouco irritado com a presença do conde, mas basta o mestre dos vampiros dizer que tem um presente, ele fica mais relaxado.

Vlad afirma que para alguém como ele que passou a vida na contravenção, este presente é uma espécie de prêmio, do qual ele se lembrará por toda a vida...eterna.

O vampiro mostra seus caninos a Cachorrão e o morde, fazendo do mafioso mais um integrante do exército do mal.

Não perca essas cenas em VAMP.

PEQUENAS MORDIDAS

Leia em Além da Noite Preta os comentários da jornalista Cássia Ferreira Andrade a respeito da exposição que houve no Festival do Rio com figurinos de novelas da TV Globo, entre eles, um vestido de Natasha. 

TOP MODEL é a próxima novela no horário de VAMP. Você já pode começar a acompanhar as notícias através do twitter @topmodelnoviva



Assista o Capítulo 139 exibido nesta quinta-feira

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

VEM AÍ TOP MODEL

VAI COMEÇAR O CONFRONTO FINAL


Os personagens de Vamp começam a viver o clima de fim de mundo que vai culminar com a grande batalha entre o Bem e o Mal. A chegada de um cometa rubro-negro, encomendado por Vlad (Nei Latorraca) para cair na cidade e lhe dar superpoderes, marca o início do confronto final. Enquanto Armação dos Anjos entra em pânico com todos correndo de um lado para o outro ou criando abrigos improvisados, o poderoso mestre dos vampiros festeja. Sugou toda a energia da pedra e está cheio de eletricidade, majestoso, pronto para a guerra dos vampiros.

Para comemorar e traçar as estratégias de combate, Vlad convoca a vampirada. Cachorrão (Paulo Gracindo), o mais novo vampiro da turma, Mary, Matoso, Gerald, capangas e motoqueiros devidamente vampirizados. Após um brinde com uma espumante champanhe vermelha, Vlad anuncia que pretende casar com Natasha (Cláudia Ohana), mesmo que ela não queira, e comunica que liberou geral. Todos estão autorizados a sair pela noite de Armação dos Anjos mordendo quem desejarem. Menos o pessoal da pousada. Desses, Vlad quer dar conta sozinho.

Convocado quase que à força -foi eletrizado e aparece de repente no meio do casarão - Gerald (Guilherme Leme) logo se entrosa com a vampirada. Vlad deixa que ele decida de que lado ficará. Ele não pestanejou. Além de virar casaca, promete ao vampiro levar a namorada até ele. "Isso é fácil. A coitada está perdidamente apaixonada por mim." Será que ele está blefando? A cena da reunião foi gravada segunda-feira com os vampiros elegantemente vestidos estilo entre Blade Runner e Medieval.

Por Thereza Clark
O Globo
15/12/1991

Assista o Capítulo 138 exibido nesta quarta-feira

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

MATOSÃO, TRANSFORMADO EM CACHORRO, ATACA AS CRIANÇAS

O clima está cada vez mais quente em Armação dos Anjos. Quem resolve atacar dessa vez é Matosão (Flávio Silvino). Com a ajuda da bruxaria de Mary (Patrícia Travassos), o bad boy vai atrás de alguma vítima. 

Ao chegar na praia, Matosão se transforma num enorme cachorro e segue Isa (Fernanda Rodrigues), Tico (José Paulo Jr) e Sig (João Rebello). 

As crianças brincam pela praia sem notar a presença do cão, até que Sig o avista. Isa, mais corajosa, não teme o animal. Mas o intelectual filho de Carmem Maura (Joana Fomm) não gosta nada da cara do cachorro que parece estar com raiva. 

Matosão, em forma de cachorro, começa a rosnar para eles e a persegui-los. Enquanto isso, Mary comemora assistindo tudo pelo caldeirão.

Será que as crianças se salvarão? Não perca em VAMP!


PEQUENAS MORDIDAS


No capítulo desta quarta-feira, Jezebel (Bete Coelho) vê que o planeta passará por maus momentos em breve. 


Para contar uma boa história não basta um bom texto. Outros elementos são importantíssimos para o sucesso de uma novela. O figurino é uma parte bem importante e mereceu até exposição no Pavilhão do Festival do Rio. Saiba mais em Além da Noite Preta.


Você ama VAMP? Então declare sua paixão enviando seu depoimento para nosso e-mail. A novela está chegando ao fim e publicaremos as mensagens no blog!


Continue ouvindo os temas que embalam os personagens de VAMP. Os Lps VAMP, Rádio Corsário - O Som da Galera VAMP e VAMP Internacional estão em Trilha Sonora!


Assista o Capítulo 137 exibido nesta terça-feira

ALÉM DA NOITE PRETA - UM SHOW DA DOCE VAMPIRA RITA LEE


Lita Ree (Rita Lee) chegará a Armação dos Anjos revolucionando a pousada do Capitão Jonas (Reginaldo Faria) nos capítulos que vão ao ar esta semana em "Vamp". Mas antes da cantora vamp, amiga de Natasha (Cláudia Ohana), fazer os telespectadores vibrarem, inclusive com um show no Circo Planador, foi a vez de o elenco da novela de Antônio Calmon ser o anfitrião de Rita Lee. Pela segunda vez ela participa de uma novela do autor que é seu amigo há muitos anos. Em Top model vivi a Bela Trix, uma das ex-mulheres do Gaspar (Nuno Leal Maia), recordou a cantora que gravou suas primeiras cenas na terça-feira.

Ao entrar no estúdio e encontrar Henrique Farias, o Nando, e Carol Machado, a Dorothy, Rita Lee disparou: "Como vocês cresceram desde a época de 'Top model' meus filhos!". Sempre assessorada pela irmã, Virgínia, que há um ano faz a produção do show "Bossa and Roll", com o qual Rita Lee vem se apresentando há um ano pelo país, a cantora contou que adorou fazer esta participação especial em "Vamp". Disse inda que os filhos Beto, de 15 anos, João, de 13, e Antônio, de 11, são fãs número um de Luciana Vendramini, a Jade. "Eles têm pôsteres dela por todos os lados da casa", revelou Rita para orgulho de Luciana, que comemorava 21 anos naquele dia.

O Globo
15/12/1991

terça-feira, 18 de outubro de 2011

RITA LEE VIRA VAMPIRA ROQUEIRA


Com uma participação especial em Vamp, a cantora Rita Lee vai divertir e horrorizar seus fãs entrando na onda vamp da novela. Encarnando o seu personagem Lita Ree, ela chega a Armação dos Anjos em um espalhafatoso carro rosa-shocking com óculos de gatinha nos faróis, causando o maior rebuliço na pousada. Crianças e adultos fazem fila e brigam por um autógrafo da sua 'idala'. O motivo da presença da estrela em Armação dos Anjos é trazer pessoalmente uma música para sua velha e querida amiga Natasha (Cláudia Ohana).




Para comemorar o reencontro, as duas cantoras resolvem fazer um show no Circo Planador. Natasha, preocupada, avisa os amigos. "Se algum de vocês virar vampiro na frente da Lita, vai se arrepender pelo resto da eternidade." 


O show das duas é um arraso, mas a maior surpresa fica reservada para a despedida da cantora. Natasha, sem jeito, resolve confessar que é uma vampira e fica sem entender nada quando Lita Ree cai na maior gargalhada ao ouvir a terrível confissão. Qual é, Natasha. Vai me dizer que ainda não me sacou? 

Eu também, Natasha querida, sou uma tremenda vampiresa", revela ela, mostrando seus dentes. Em seguida transforma-se em um morcego e sai voando sob o olhar surpreso de Natasha.

Não perca as cenas em VAMP!

Assista o Capítulo 136 exibido nesta segunda-feira

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

FELIPE E EUGÊNIA ENFRENTAM VLAD


Vlad (Ney Latorraca) prendeu Gerald (Guilherme Leme) e Scarlett (Bel Kutner) e agora tortura o casal apaixonado de vampiros. 

Natasha (Cláudia Ohana) que agora está incorporada por Eugênia, Jonas (Reginaldo Faria) com o espírito de Felipe e Lipe (Fábio Assunção) vão ao casarão para tentar resgatá-los.

Vlad pressente a chegada do exército da salvação, mas não imagina que no lugar do capitão e da cantora estão os espíritos que vieram em busca de vingança.

Enquanto a luta entre o bem e o mal acontece na cripta de Vlad, Vicentinho Fernando (Jorge Fernando) pousa na Armação para reforçar o time que vai destruir o mestre dos vampiros.

Não perca essa incrível batalha em VAMP!

Assista o Capítulo 135 exibido nesta sexta-feira

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

VLAD PRENDE GERALD E SCARLETT


Vlad (Ney Latorraca) está cada vez mais forte e não perdoa seus traidores. Seu principal alvo agora é Gerald (Guilherme Leme) e Scarlett (Bel Kutner). 

Gerald pressente o perigo e sabe que precisa fugir de Armação dos Anjos. Ele ainda tenta convencer Natasha (Cláudia Ohana) a ir junto com ele e Scarlett, mas a cantora afirma que não adianta nada. 

O casal está pronto para partir quando o mestre dos vampiros surge na casa de Natasha e apesar de atacar os três, seu alvo é o casal.

Vlad joga uma armadilha sobre eles e ainda deixa um recado para Natasha, vai matar Lipe (Fábio Assunção). Depois desaparece com Gerald e Scarlett que se tornam seus prisioneiros.

Cada minuto agora é precioso para a vida do casal.

Não perca as emoções de VAMP

ESCLARECIMENTOS: O patrulhamento da Rede Globo e do You Tube estão dificultando a postagem dos capítulos de VAMP. Vamos tentar manter o blog sempre atualizado, embora os vídeos possam atrasar.

EU AMO VAMP: Declare sua paixão por VAMP enviando seu depoimento para vampnoviva@hotmail.com

LITA REE: Rita Lee está participando de alguns capítulos de VAMP! Leia nota publicada na época da novela em Além da Noite Preta.

Assista o Capítulo 134 exibido nesta quinta-feira

ALÉM DA NOITE PRETA - FINAL DAS NOVELAS LEVA DIRETORES À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS


A maratona está chegando ao fim. Em breve, exaustos, todos estarão cruzando a linha de chegada, sentindo-se vitoriosos. As últimas cenas de Vamp e O Dono do mundo, as duas novelas da TV Globo que estão dando o que falar, vão ao ar em janeiro, graças ao trabalho de duas grandes equipes comandadas pelos diretores Jorge Fernando e Dênis Carvalho. E depois de longos meses amargando críticas e comemorando sucessos, ele se consideram uns verdadeiros loucos, porque só um louco assumiria uma função que exige no mínimo 10 horas diárias de trabalho ininterrupto e atrai a atenção de 60 milhões de pessoas a cada capítulo.

Trabalhamos de segunda à sábado, das 12 às 22h, durante oito meses seguidos, contabiliza Denis Carvalho, 44 anos, que há 10 anos optou em deixar de lado a carreira de ator para se dedicar à direção de novelas. Ele sabe que se não fosse a combinação perfeita de sua loucura com criatividade, não conseguiria suportar um cotidiano tão insano. Nesse quase um ano resolveu mil pepinos, recebeu mil pressões, foi aplaudido e criticado pelas imagens que colocou no ar. Precisou, antes de mais nada, produzir seis capítulos por semana, 35 cenas por dia para que O Dono do Mundo possa ir ao ar todas as noites. Não é pouca coisa nem para um louco criativo.

A função de um diretor começa dois meses antes da novela estrear. É como o carnavalesco. O difícil é armar a escola até à concentração, compara Jorge Fernando. 36 anos, que mergulhou fundo nos efeitos especiais, até então não dominados por ele, mas que Vamp exigiu em quase todos os capítulos. Nesses 60 dias iniciais, diretor e autores sentam-se juntos e definem o novo produto que terá que conquistar, de um lado. uma multidão dispare, de todos os cantos do país, de idades, religiões, profissões e sexos diferentes. Por outro, terá que seduzir os anunciantes e patrocinadores que, afinal, investem na nova atração da emissora. Isso sem falar nos diretores da empresa que dão a aprovação final.

Escolho a cara da novela dentro dessa repetição que é o gênero. Sei que tenho uma marca e tento uma grife, sustenta Jorge Fernando que dessa vez ganhou de bandeja um tema ótimo para trabalhar, o vampirismo. Até acertar com o elenco e os técnicos, Jorge costuma ficar tão alucinado que chega a cobrar atitudes até então não verbalizadas por ele. O mesmo acontece com Denis Carvalho que sabe que suas novelas também levam a sua marca, desde a direção de iluminação à interpretação, enquadramento e tudo o mais.

Nem depois da estréia e do sucesso de uma nova novela os diretores descansam. É verdade que contam com a ajuda de três diretores assistentes cada um, mas a tensão continua todo o tempo, já que a novela é uma obra aberta e depende diretamente da reação do público que faz variar para cima ou para baixo os índices do Ibope.

UM DIFÍCIL ENCONTRO - Denis Carvalho trabalha nos estádios do Jardim Botânico; Jorge Fernando, nos da Tijuca. Cada um se enfurna ali e nas salas de edição de oito a 10 horas por dia. Por isso a probabilidade de os dois diretores se encontrarem é praticamente nula. Mas a TV Programa promoveu esse encontro quase impossível.

Ao se verem os dois se acharam mais gordos do que deviam, mas Jorge Fernando avisou que já perdeu seis quilos nos últimos meses. Espontâneos e divertidos, resolveram posar - nos dois minutos de tempo livre que dispunham - na cama do cenário de O dono do mundo. Mas logo se levantaram achando que não daria uma boa foto.

Trocaram figurinhas, e quando descobriram que faltavam poucos capítulos para gravar, respiraram aliviados. Quando acabar este trabalho, Jorge Fernando emendará em outros, como dirigir shows em que possa realizar um trabalho no gênero Broadway, sem falar que já está dirigindo uma comédia com os personagens Mary Matoso e Matoso, que ajudou a criar em Vamp. Poderá também ter espaço para pensar, algo impossível agora. Denis Carvalho planeja passar dois dias em casa sem pensar em nada. Verá um caminhão de novos vídeos e lerá todos os jornais que chegarem até à sua casa. Isso até à próxima novela.

DENIS ACHA NOVELAS TAMBÉM OBRA DE ARTE - Existe um preconceito em relação à novela e aos diretores de novela, percebe Denis Carvalho que não considera o gênero menor. Diz até que novela pode ser considerada uma obra de arte. E explica por quê: "O brasileiro se especializou em vídeo, da mesma maneira como o americano se especializou em cinema. Os diretores estrangeiros que vêm nos visitar ficam impressionados com o nosso ritmo. O que conseguimos fazer em 15 minutos eles levam semanas para realizar", compara.

Denis Carvalho sonha com novelas mais curtas, que tenham no máximo 60 capítulos e três meses de duração. Com esse tamanho elas se pagariam, dariam lucro para a empresa e, ainda por cima, permitiriam desenvolver um trabalho mais bem cuidado do diretor geral que enlouqueceria menos, diga-se de passagem.

JORGINHO DESAFIA OS DIRETORES DE TEATRO - Desafio qualquer diretor de cinema ou de teatro a dirigir apenas um capítulo de novela no tempo que a gente dirige. Quem faz a proposta é Jorge Fernando, que sabe que, dessa maneira, muita gente se tornaria mais humilde e respeitaria o trabalho do diretor de televisão. É a imprensa que não nos dá status. Quando estréia uma peça ou se lança um filme, os jornais fazem matérias enormes com os diretores. Quando estréia uma novela os jornalistas perguntam qual é o perfume que a gente usa, compara, irritado.

Para encarar a maratona de uma nova novela, um diretor precisa contar com uma equipe entrosada e, principalmente, com assistentes de direção muito afinados. Jorge Fernando garante que todos os dias sente prazer quando pensa que vai se encontrar com seus amigos, como Celimar Brito e Maristela, o diretor-mestre Fábio Sabag e Manguinha. Mas não é fácil dirigir o cotidiano de uma equipe, principalmente de uma que inclui tantas crianças.

Como também sou criança, excito todas elas antes de gravar. Quando quero parar, não consigo mais. Até terminar a novela, vou usar o meu chinelo, ameaça Jorge que descobriu o grande talento do sobrinho João Rebello, que interpreta o Sig. Em Vamp, o diretor também escalou a mãe, dona Hilda Rebello, que interpreta Hermínia. Como é de costume, ganhou um papel - o Vicentinho Fernando - de presente do autor Antonio Calmon, para continuar exercendo a sua profissão original. O personagem da minha mãe está na altura dela e acho que João Rebello será um grande ator, argumenta Jorge que não achou que armou um trem da alegria para empregar os parentes. Confessa que fica nervosíssimo quando precisa gravar as suas cenas, já que, na sua cabeça, além de decorar as falas, precisa resolver todos os problemas que também surgem, naquele mesmo instante, para um diretor geral.

Para que as novelas de Jorge Fernando dêem certo é preciso haver boas doses de humor e ficção. Pessoalmente, ele cultiva o jogo de cintura e a dedicação para aprender, no blefe, com os operadores-de-vídeos, as dezenas de truques e efeitos especiais que criou em Vamp. Isso tudo é muito louco. E ele não está exagerando.

Por 
Rose Esquenazi
Jornal do Brasil
8/12/1991


Assista o Capítulo 133 exibido nesta quarta-feira